Concepção e Construção

A visão de um novo navio transatlântico do século XXI — maior do que qualquer outro que já tinha sido construido antes — começou com a idéia do CEO da Carnival Micky Arison que declarou que a sua companhia comprou a Cunard para criar e construir o RMS Queen Mary 2 e não vice-versa.
A Cunard completou um projeto para uma classe nova de navios com as características de 84 000 toneladas e 2 000 passageiros no dia 8 de Junho de 1998, mas imediatamente os revisou ao comparar essas especificações com as 100 000 toneladas do projeto de construção da Carnival Corporation & plc e das 137 200 toneladas da Royal Caribbean International.
Seis meses depois, no dia 10 de dezembro a Cunard revelou detalhes do Projeto Queen Mary, o projeto para desenvolver um navio que auxiliaria o RMS Queen Elizabeth 2 nas viagens. Harland and Wolff da Irlanda do Norte, Aker Kværner da Noruega, Fincantieri da Itália, Meyer Werft da Alemanha, e Chantiers de l'Atlantique da França foram convidados a licitar no projeto. Se a construção começasse imediatamente, o navio poderia estar pronto antes de 2002. Mas esta não se realizou até 6 de novembro de 2000 no qual um contrato foi assinado com Chantiers de l'Atlantique, uma subsidiária de Alstom.Esta era a mesma empresa que rivalizou com a Cunard, construindo os navios SS Normandie e SS France da Compagnie Générale Transatlantique. (Companhia Transatlântica Geral).
A quilha do Queen Mary 2 foi construida no dia 4 de Julho de 2002, em Saint-Nazaire, França. Aproximadamente 3 000 homens gastaram 8 milhões de horas de trabalho no navio, e um total de 20 000 pessoas seja direta ou indiretamente envolvidas em seu design, construção, e equipagem. Foram grudados 300 000 pedaços de aço em 94 blocos que foram empilhados e então soldados para completar a casca e a super-estrutura juntada ao final.

O QM2 foi lançado ao mar em 21 de Março de 2003. Seus testes no mar foram realizados entre 25 e 29 de Setembro e 7 de Novembro de 2003 entre Saint-Nazaire e as ilhas fora da costa de d'Yeu de Ile e Belle-Ile. As fases finais da construção foram arruinadas por um acidente fatal no dia 15 de Novembro de 2003, quando uma passarela desmoronou e um grupo de trabalhadores do estaleiro e de seus parentes que ali estavam, cairam de mais de 15 metros de altura. Das 48 pessoas na passarela, 32 ficaram feridas e 16 acabaram morrendo, incluindo uma criança.
A construção foi completada a tempo. Devido ao tamanho do navio, o luxo de seus materiais, e o fato que, devido à natureza dele ser um transatlântico, o QM2 requereu 40% a mais de aço que um navio de cruzeiro padrão; Seu custo final acabou sendo de aproximadamente $300,000 por cabine - quase o dobro do que navios como Voyager of the Seas, Grand Princess e Carnival Conquest.
A Cunard entregou o navio pronto em Southampton, Inglaterra no dia 26 de Dezembro de 2003. No dia 8 de Janeiro de 2004 o navio foi nomeado Queen Mary 2 pela neta de sua homônima, a Rainha Elizabeth II.
O Queen Mary 2 em Sydney, 20 de Fevereiro de 2007

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Titanic II Parado

O NAUFRÁGIO DO HMHS BRITANNIC

Mitologia do Titanic Britannic e Olympic